Voltar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

ALERTAS EMITIDOS POR UM "MARTELO DE OURO"

O leiloeiro, engenheiro agrônomo e administrador Jorge Nogari, que cresceu tendo como professor um dos mais experientes leiloeiros do País, reuniu com o patrono Luiz Carlos Nogari dos Santos uma série de "dicas de ouro" para quem quer se aprofundar nesse universo tão rico e peculiar. Viver viajando, apregoando bens aqui e ali, conferiu à dupla um grau de experiência de vida e profissional que resultou na compilação de informações preciosas.

Este conjunto de vivências no ramo, aqui exibido em "Dicas de Ouro", faz referência ao prêmio maior do setor, o "Martelo de Ouro", conferido ao mestre Luiz Carlos Nogari dos Santos em 1994 na Expointer de Esteio/RS, numa homenagem organizada pela Federasul/RS. Em tempo, mais e novas pílulas serão adicionadas, com certeza, a este registro, em resposta ao dinamismo deste mercado. 

O sucesso acontece para as organizações que trabalham atentas aos novos tempos, e isso não foi diferente para a Nogari Leilões quando a surpreendente pandemia de Coronavírus transformou a forma de se fazer negócios no mundo. Jorge Nogari, sempre grande entusiasta da modalidade de leilões virtuais, acelerou processos na organização e garantiu a continuidade de eventos integralmente no novo formato. Ele acredita, firmemente, que os leilões online vieram para ficar e são fundamentais para o engajamento de mais clientes, ao despertarem a curiosidade sobre essa ainda não tão conhecida modalidade de negócios. Ele conta que a equipe se adaptou bem aos novos tempos e de forma bastante natural, revelando uma organização atenta às demandas do mercado, apesar da longa trajetória marcada por negócios realizados com a força do martelo em eventos presenciais. Esta reestruturação estratégica reafirma o potencial da família de crescer com as adversidades, mantendo-se na liderança dos negócios na área de leiloaria no País.

Os leilões em ambiente virtual, segundo Jorge, foram um “salto quântico” no mercado, anunciando um futuro empolgante e desafiador. É o que vislumbra, apoiado por décadas a acompanhar e realizar pregões. "Muitos negócios de valor vão se concretizar com a máxima eficiência de execução e a total satisfação dos clientes, sejam eles comitentes ou arrematantes, onde quer que se encontrem”, afirma. Alerta, contudo, para a importância de se verificar a lista atualizada dos leiloeiros habilitados, divulgadas pelas juntas comerciais de cada Estado. “Deve-se pesquisar não só a reputação de quem gerencia o leilão, mas conferir a própria segurança da plataforma, analisando se não é clonada, ou seja, fraudulenta”.

A seguir, as "Dicas de Ouro" compiladas por Jorge Nogari.

DICAS DE OURO

Os leilões virtuais são seguros, desde que algumas precauções de segurança sejam observadas. 

  • Antes de efetuar cadastros, enviar dados bancários ou documentos, é fundamental checar a autenticidade do site. Para isso, a sugestão é observar que no Brasil, necessariamente, domínios de leilões têm que finalizar com o “br”.

  • Toda a plataforma tem que indicar um leiloeiro responsável, exibindo sua matrícula, concedida pela Junta Comercial do Estado em que ele atua, lembrando sempre que este é um profissional de fé pública. Isso significa a segurança jurídica está presente em todos os atos do leiloeiro, o que significa garantia de autenticidade ao processo.

  • Nos leilões de veículos, é importante confirmar no site do Detran se a atividade está sendo processada realmente pelo leiloeiro designado pelo órgão. Já para os leilões da Receita Federal, o procedimento deve ser sempre realizado no sistema hospedado no site oficial do órgão.

  • Para informações sobre a veracidade do leilão, serviços como o Reclame Aqui podem ser interessantes para descobrir se existem queixas de consumidores enganados pela plataforma pesquisada. Além disso, é importante checar se a página tem https:// e se o endereço corresponde ao website real da ofertante.